sábado, 27 de junho de 2009

RIZOMA.NET



Carta de intenções

O texto do editorial do site Rizoma foi feito em forma de carta de intenções, visando explicar a nova fase do site, após a morte do fundador Ricardo Rosas, em 2007.

Fundado no ano de 2000, o site Rizoma.net surgiu da ideia de um grupo de amigos que estavam interessados nas teorias de Deleuze e Guattari, William S. Burroughs, Stewart Home, Terence McKenna e Hakim Bey, entre outros. O objetivo do site era ter um espaço para discutir a movimentação autônoma, política e contracultural que podia ser observada na internet, naquela época.

O Rizoma se destacou por ser um dos únicos sites da época a abordar e refletir sobre temas diferenciados, tais como a mídia radical dos zapatistas e a publicação de artigos sobre teorias conspiratórias. A iniciativa do Rizoma.net impulsionou novos espaços independentes na internet, entre 2000 e 2003.

O Rizoma.net é um sistema de trabalho colaborativo e isso fez com que várias pessoas passassem pelo site, contribuindo para o crescimento do mesmo. O organizador de todo o site e fundador Ricardo Rosas foi fundamental na manutenção do site de forma independente, desde a sua criação. O festival Mídia Tática Brasil foi importante para o site Rizoma, já que possibilitou um encontro real entre ativistas e artistas brasileiros e possibilitou a Rosas direcionar conceitos internacionais para a realidade do País.

Os textos encontrados nas seções editorias do Rizoma.net se cruzam, já que saem do pensamento linear. Isso faz com que se abra uma enorme quantidade de discussões sobre os mais variados temas.

Rosas faleceu em 2007 e, com isso, um grupo de amigos passou a comandar o site, mantendo a linha de conduta adotada por Rosas durante o tempo que esteve à frente do Rizoma. Além do site, outros projetos de Rosas foram mantidos, como um livro e uma coletânea.

Quem cuida do site desde a morte de Rosas é o jornalista André Mesquita. Em 2009, o Rizoma buscará continuar crescendo, com a inclusão de mais temas, textos e artigos. Além disso, há a preocupação de manter a linha de pensamento e pesquisa adotada por Rosas e de aumentar a abrangência do site, com a publicação de novos textos, nacionais e estrangeiros, além de buscar parcerias com outros projetos.

2 comentários:

  1. soube agora que o ricardo rosas morreu. como aconteceu. alguém pode me dar alguma informação?
    obrigado
    david gap
    dddnada@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Car@s,

    Mantive contato com o André, que esteve empenhado em manter o site ativo, contando com o apoio da família do Ricardo Rosas, criador do Rizoma [falecido no dia 11 de abril de 2007].
    O André e colaboradores conseguiram preservar enquanto foi possível, e enquanto contaram com o desejo e apoio da família do Rosas no sentido seguir com o projeto. Por muitas razões, recentemente a família do Rosas optou pela descontinuidade do projeto depois desses anos. André julgou desejável respeitar a decisão. Infelizmente o site acabou mesmo.
    De muitos modos, as derivas do Rizoma.net estão ativas e proliferantes: efetivamente, fez rizoma.
    Muitos dos materiais do site e contribuições do Ricardo estão disponíveis em outros sites pela rede. Contamos com muitas "caixas de ferramentas", e a mobilização do desejo criará tantas outras mais. E vamos seguir em frente! Sem medo nem esperança, com afeto e gana, adelante!
    Há braços & abraços a tod@s!

    Com afeto,

    leonardo

    ResponderExcluir