sábado, 27 de junho de 2009

Resumo: Imagine um Mundo sem Copyright

Resumo: Imagine um Mundo sem Copyright
Autor: Josst Smiers (tradução: André Fonseca)
Aluno: Osmair Pereira

Em outro texto “Imagine um Mundo sem Copyright”, traduzido por André Fonseca, de autoria de Joost Smiers, autor de “Artes sob Pressão” e professor de Ciências Políticas das Artes na “Utrecht School of the Arts”, na Holanda. Reflete suas opniões pessoais que podem nos ajudar a imaginar uma nova forma de produção cultural.
Smiers, acredita que um mundo aonde o direito autoral não exista ou que permaneça por no máximo um ano, em determinados casos, faria com que novas produções fossem produzidas e que o mercado se auto regularia para estabelecer a aceitação ou não daquela obra. Podendo ainda, o receptor alterar a obra e disseminar de acordo com seu gosto. Pois, segundo o autor “é também inaceitável que nós tenhamos que consumir as criações culturais exatamente da maneira que eles nos apresentam, e que nós não possamos mudar nenhum detalhe.”
Ainda segundo Josst Smiers, o copyright atualmente é utilizado para sustentar grandres empresas que sugam o direito autoral do artista, para lucrarem. Com isso, cada vez mais as expressões culturais estão sendo privatizadas e restritas. O autor questiona também que toda peça cultural é construida ou em conjunto ou em cima de conhecimento de dmínio público, então como isso agora tem um copyright exclusivo?
Em contra partida, Smiers acredita que milhares de pessoas estão se recusando a aceitar a imposição do copyright pelas megas empresas e cada vez mais estão trocando arquivos pela internet, desmontanto os fundamentos desse sistema.
Ele acredita que em um mundo sem copyright os artistas seriam mais bem remunerados, teriam mais autonomia de criação e o público teria uma variedade ainda maior de criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário