sábado, 27 de junho de 2009

CRIAR E COMPARTIR


CRIAR E COMPARTIR


Texto original: Rafael Evangelista
Aluno: Marcelo Soares



O texto trata das novas tentativas contra o domínio do copyright. O copyright foi criado para proteção dos direitos autorais. Essa proteção refere-se à cópia e comercialização de produtos, assim como também a utilização dele para recriação.


A Creative Commons - um grupo baseado em Stanford mas ramificado por todo o mundo - idealizaram licenças diferenciadas que permitem a cópia, o uso e a recriação utilizando partes de obras, baseados no compartilhamento de arquivos, no copyleft e no software livre, e restringindo a cópia para comercialização ou alteração.


Um exemplo dessa prática, foi o lançamento da revista PloS Biology, onde todos os artigos estão sob um licença chamada Creative Commons Attribution License (Licença de Atribuição da Creative Commons), permitindo a cópia, distribuição, uso comercial e utilização em outros trabalhos, porém mantendo a autoria.


No Brasil, Gilberto Gil abriu uma discussão com a sua gravadora quando mostrou-se a favor da idéia da Creative Commons. No Brasil, a CC-GNU GLP é uma adaptação da licença da Creative Commons. A CC-GNU GLP dá respaldo jurídico ao software livre no país.


Mas a discussão ainda se tornará muito maior. Enquanto alguns autores e organizações se colocam a favor da mudança dos “todos os direitos reservados” para “alguns direitos reservados”, as indústrias e gravadoras querem manter a restrição de todos os direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário