sábado, 17 de outubro de 2009

Email -Marcelo

Com relação aos comentários de ontem, acho que devemos começar pequeno (criando a rede), mas planejando onde o projeto deverá chegar, devemos montar um projeto e estruturar o básico.

Eu entendo que esse é um negócio que precisa de muito mais tempo para a sua concretização e depende da nossa vontade a implementação ou não (depois de terminar o curso). Eu gostaria, acho que vale a pena.

Como projeto, acho que devemos pesquisar e falar sobre as redes sociais, apresentar um projeto completo de como funcionará a rede (ou negócio), da estrutura, pesquisa e da metodologia utilizada. Também devemos mostrar o resultado da rede inicial, com pesquisa através de twitter e blog (como o Osmair falou). A sugestão do Osmair é excelente, porque poderemos ter uma base se os usuários vão se interessar e vão colaborar.

Devemos abordar as ferramentas e tecnologias que serão utilizadas para a estruturação e a implementação. Criar o site, a estrutura do site. O site, acho que deve conter os seguintes elementos:

- pagina principal - que contém as informações principais das estradas e acontecimentos mais recentes enviados pelos usuários e checados pela equipe; tópicos de manchetes (nóticias), podcast (aúdio com resumo dos acontecimentos recentes) - é importante não esquecermos do áudio;

- pagina de usuários - como twitter, orkut, ning. O usuário terá um cadastro e poderia colocar vídeos, registrar imagens e vídeos e colocar de texto.

- pagina de cadastro;

- pagina de notícias;

Como o usuário poderá acessar a pagina pelo celular, e não somente através de mensagens, acredito que o site não precisa ter muitas paginas e o acesso ao conteúdo deve ser simplificado - o áudio (podcast) facilitará, por exemplo.

Algumas perguntas:

Como ele pesquisará o local que deseja saber a situação do transito?
O site terá informações de serviços?
Como ele será gratificado pelo envio de informação?
Como a equipe irá checar as informações?
Quais os recursos? Parcerias? Patrocínio?

Por um lado, temos que lembrar que o usuário não gosta de gastar com o envio de mensagens (a não ser que tenha bônus) e isso poderia ser uma barreira para o número de usuários colaboradores.

2 comentários:

  1. Galera, realizei uma pesquisa com Sydnei e Bruno durante a aula, para ajudá-los a definir melhor a natureza do produto/serviço q a equipe pretende defender.
    Particularmente eu não me oponho aos aspectos comerciais do trabalho de vocês, até apoio. Porém ao se passar pela "mercadologia" desse trabalho, fica mais claro que é necessário definir um pouco melhor o modelo de negócio em função do que o serviço pode agregar em termos de utilidade e relevância. Por isso a necessidade de pesquisar para conhecer melhor o que temos hoje em termos de trânsito. Segue a pesquisa:

    http://www.chevrolet.com.br/content_data/LAAM/BR/pt/GBPBR/001/html/chevy_portal/frame/carona.html?referrer=&pdcmp=

    http://www.ecovia.com.br/Site/

    http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Imprensa/penas%20alternativas%20crimes%20transito

    http://www.fiatmio.cc/pt/

    http://www.zonadigital.com.br/redes/noticias.asp?rede=28&select=1004&modo=2&menu=4&id=28

    http://www.serpro.gov.br/serpronamidia/2009/julho/cet-rio-usa-twitter-para-divulgar-condicoes-do-transito

    http://www.nacio.com.br/blog/2004/10/12/podem-as-redes-sociais-melhorar-o-transito/

    http://noticias.terra.com.br/transito/estradas/0,,EI11821,00.html

    http://movimentosuperacao.ning.com/profiles/blogs/realidade-social-no-transito

    http://gportsantos.ning.com/

    http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/internet-ajuda-a-recuperar-carros-roubados-20090929.html

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Oi Pessoal! Neste sábado (27/02/2010) retornaremos as aulas da especialização abordando o áudio digital em projetos multimídia. Falarei um pouco sobre alguns tópicos voltados para o desenvolvimento do projeto sonoro dos produtos, assim como alguns detalhes técnicos desta mídia. Realizaremos alguns exercícios voltados para esta área focando o trabalho de vocês. Abração Felipe Wünsch

    ResponderExcluir